Como funciona

O Banco RNX S.A. possui uma estrutura dimensionada de acordo com a natureza e o grau de complexidade dos negócios e atividades da Instituição.

O processo de gestão de risco é considerado pela Instituição como instrumento essencial para a otimização do uso do capital e a seleção das melhores oportunidades de negócios. Para tanto, o Banco RNX desenvolveu processos de gerenciamento de risco onde são identificados os riscos existentes e potenciais de uma transação, assim como estabelecidos os limites de riscos consistentes com todas as estratégias de negócios.

A organização estrutural aprecia, ainda, uma atuação compartilhada de responsabilidades e controles, em que todos os envolvidos devem acompanhar a conformidade de seus processos estabelecendo e praticando controles internos e planos de ação que diminuam os riscos e ajustem as deficiências.

Em linha com os princípios normatizados pelo Conselho Monetário Nacional, o Banco definiu políticas que proporcionam uma permanente adequação do gerenciamento à natureza e complexidade dos produtos, serviços, atividades, processos e sistemas.

Com a finalidade de garantir a efetividade de suas atividades e a melhor relação risco e retorno para seus acionistas, o gerenciamento de riscos esta alinhado com as melhores práticas de mercado e compreendem todas as áreas envolvidas com a identificação e avaliação dos riscos complacentes as atividades do Banco.

O Banco RNX S.A. divulgou a partir de 31/07/2015 a sua política de Risco Socioambiental.

Política de Risco Socioambiental

O Banco RNX S.A. entende que atuar com responsabilidade socioambiental é, sobretudo, agir de maneira ética em todas as suas esferas e, através do seu negócio, contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade, além de zelar para que todos os recursos utilizados sejam de maneira sustentável.

Desde o início de suas atividades, esses princípios estão presentes nos valores do Banco RNX S.A. O reflexo disso, se dá diariamente, com a construção e manutenção de relacionamentos éticos e duradouros, baseados no respeito aos clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, administradores e a todos os indivíduos envolvidos direta ou indiretamente no negócio.

A análise de Riscos Socioambientais no Banco RNX S.A. é um fator-chave para a disseminação da sustentabilidade na cadeia de valor dos setores econômico e financeiro. Ao agregar critérios sociais e ambientais aos processos convencionais de avaliação de riscos, o banco passa a ter uma visão mais abrangente sobre as organizações e clientes pessoa física que se relacionam com ele. Além das questões administrativas, financeiras e de governança, são avaliadas as práticas das empresas em relação aos direitos humanos, condições de trabalho e impactos ambientais. Entende-se que empresas com boas práticas de gestão socioambiental representam ganhos à sociedade.

E para garantir a aplicação de sua Política de Risco Socioambiental e o compromisso de todos com a sustentabilidade, o Banco RNX S.A. utiliza um sistema de gerenciamento de riscos com o qual incentiva a adoção de boas práticas socioambientais, assegurando o fornecimento dos serviços financeiros de maneira consistente com seus valores.